Por exemplo, no cacimbo, quase todas as plantas precisam de ser regadas com menos frequência, pois há menos evaporação de água. Quem não toma esse cuidado corre o risco de acabar com um solo encharcado, o que deixa as plantas feias e, até mesmo, com a raiz apodrecida. Já no verão, se deixar a rega para o primeiro horário da noite, irá conseguir manter os consumos excessivos de água sob controlo, ao evitar a evaporação desnecessária de água com o calor do dia.
Cada planta tem as suas particularidades: algumas gostam de sol direto, e existem outras que são mais frágeis contra o sol e devem ser colocadas num ponto mais resguardado no jardim. Por isso, é preciso protegê-las das variações climáticas e escolher sempre espécies que se dão bem com o tipo de clima da região onde você mora.
Nem todas as plantas precisam de uma poda excessiva para continuar o seu desenvolvimento. No entanto, de tempos em tempos, continua a ser importante aparar o excesso e as partes secas.
Em geral, esse tipo de manutenção deve ser feito antes e após o verão, pois é a estação mais quente que origina o maior desgaste do jardim.
Mantenha as folhagens e as flores sempre secas ao irrigar o seu jardim. Folhas molhadas podem deixar suas plantas mais suscetíveis a doenças, incluindo problemas com fungos. Molhe somente a base das plantas sempre que possível. A cobertura da terra diminui a penetração de luz e ar, o que pode ajudar a proliferação de fungos.
3. ADUBAR e EVITAR PRAGAS
Como garantir um jardim sempre frondoso e viçoso? Adube as plantas! Essa é a principal forma que as plantas têm para obter os nutrientes necessários para sobreviver. Os nutrientes são um elemento vital que garantem a sobrevivência das plantas durante o cacimbo e a vitalidade no verão. A adubação deve ser feita antes e após o verão, dado que é o período mais exigente para um jardim. Poderá escolher vários tipos de compostos, mas o mais recomendado é usar substrato e composto orgânico.
Outro cuidado importante é fazer a aeração do solo, apesar da palavra soar difícil, a aeração nada mais é do que afofar a terra. Este processo ajuda o solo na absorção de luz e na oxigenação.
Se notar que as folhas estão “comidas” ou com aparência anormal, poderá ser por culpa das pragas. As pragas podem ser insetos, como formigas, lagartas ou fungos, que são mais comuns de surgir logo após o cacimbo. Para contornar esse problema, poderá recorrer a pesticidas e fungicidas, mas também há muitas opções de receitas caseiras que o ajudarão a livrar-se de espécies indesejáveis.
4. CONTRATE um PAISAGISTA
Nem sempre é possível manter um jardim maravilhoso sozinho. Por isso, se você está com dificuldades, tem dúvidas sobre as plantas e a sua manutenção, ou simplesmente deseja melhorar o layout do jardim, contrate um especialista.
O paisagista profissional poderá escolher as plantas ideais para o seu jardim levando em consideração o seu gosto pessoal, o solo, o clima, o tamanho do espaço, o estilo do resto do imóvel, e muito mais.