Vinhos Tintos
Os vinhos tintos, são sem dúvida, o tipo de vinho mais consumido em todo o mundo.
São produzidos a partir do sumo extraídos das uvas pretas e posteriormente fermentados.
O vinho tinto costuma ser indicado por médicos, quando tomado em moderação, dado que ajuda a combater as toxinas presentes em alimentos gordurosos e os radicais livres.
Vai bem com:
Combina com carnes fortes, como bovina e caprina, alguns peixes, como bacalhau, e também com queijos de sabor acentuado, como Roquefort e Gorgonzola;
Sugestão:
https://meumerkado.com/bebidas-pt/vinhos-pt/vinho-tinto/
Vinhos Brancos
Já os vinhos brancos, são mais frutados e contém uma coloração mais dourada.
Vai bem com:
O ideal é servir o vinho branco bem gelado. Perfeitos para acompanhar pratos leves, como peixes grelhados, frutos do mar, e massas leves também, como uma bela e saborosa pizza;
Sugestão:
https://meumerkado.com/bebidas-pt/vinhos-pt/vinho-branco/
Vinhos Rosé
Outro vinho ideal para ser degustado fresco. São produzidos através de alguns tipos de uvas tintas com diferentes tons. Tem um tom “rosado” pelo fato de alguns vinhos tintos removerem as cascas das uvas no processo de produção.
Vai bem com:
São ótimos para acompanhar pratos leves, como carnes magras, frango, legumes e verduras gratinadas, e massas leves e queijos também leves.
Sugestão:
https://meumerkado.com/bebidas-pt/vinhos-pt/vinho-rose/
Espumantes
Vinhos espumantes são ideais em celebrações de final de ano ou em lugares festivos. Uma curiosidade é que champagnes e espumantes são a mesma coisa. O que os diferencia é a região onde são produzidos: região de Champagne, e por questões de legislação local, somente eles podem ter esse nome.
Tal e qual como na produção dos outros vinhos, no seu processo de fermentação dos espumantes, o açúcar presente nas uvas transforma- se em álcool. A diferença está na segunda fermentação: é adicionado dióxido de carbono, assim é possível torná-lo espumante.
Vai bem com:
Deve beber-se fresco, jamais gelado, a frescura demasiado acentuada, perturba a perceção dos aromas e sabores.
São fantásticos quando acompanhados com marisco, salmão, e lagostas, por exemplo.
Além disso, é bem servido com aperitivos de entrada e sobremesa.
o
© 2019 - 2025 MEUMERKADO. © Crijaza - Todos os direitos reservados.