ESTAS DICAS VÃO FAZER DO SEU FILHO UM EINSTEIN!

06/04/2021
Dicas para ensinar o seu filho a ler

Esta é a estratégia ideal para todos os pais que estão ansiosos para que os seus filhos comecem a ler e a escrever o mais rapidamente possível. 

Antes de chegarmos às dicas pelas quais tanto esperam, temos de ajustar o nível de expectativa. Sem dúvida que o maior desejo dos pais é que o seu filho vá para a escola com a melhor preparação possível.  

Mas temos que ter em conta que aprender a ler não é um processo simples e rápido, leva tempo. É preciso ter muita atenção à forma como a criança é estimulada a aprender a ler, porque se for uma atividade forçada, a criança pode associá-la a um castigo.  

Isto requer por parte dos pais boas doses de paciência, dedicação e persistência. Devem sempre recorrer à brincadeira, demonstrando como é divertido aprender, revelando as vantagens dessa aprendizagem, e acima de tudo, devem estimular sempre a vontade e curiosidade de saber mais.  

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS SUGESTÕES DE LIVROS INFANTINS QUE TEMOS PARA SI!

1º AJUSTE O SEU COMPORTAMENTO:

A. DIMINUIR A ANSIEDADE SOBRE APRENDER

Não exija rapidez na aquisição de conhecimento dos seus filhos, respeite o ritmo deles.  

De nada vale adiantar o ensino, se depois a criança associar sentimentos negativos como o medo do fracasso, frustração pela dificuldade e ansiedade dos seus pais caso elas não consigam corresponder às expectativas. 

A aprendizagem deve ser divertida e interessante para a criança, a curiosidade para saber mais deve ser estimulada, mas isso não irá acontecer se os pais pressionarem demasiado a criança. 

É importante para a criança sentir que a pessoa que está a ensinar, demonstra como é uma atividade divertida e interessante, sem passar a ideia de que é obrigatório, se não será castigada ou repreendida por não se concentrar. 

 

B. O ERRO É CONSTRUTIVO NO PROCESSO DE APRENDER

É através dos erros que se aprende, quanto mais a criança errar, melhor irá construir o seu conhecimento. O erro faz parte de qualquer processo de aprendizagem.  

Tal como não ficou irritado, enervado, sem paciência, com medo do fracasso do seu filho, ou até mesmo indiferença quando ensinou o seu filho a andar, o mesmo procedimento deverá ser feito no processo de aprender a ler. Não enfatize o erro, não ignore o erro, corrija-o com naturalidade, de forma a ensinar a criança a lidar bem com o mesmo, a ser perseverante e a continuar a tentar acertar. 

 

2º COMO ENSINAR: 

A. ENSINE DE FORMA LÚDICA

Ensinar a brincar! A alfabetização infantil precisa ser lúdica e divertida, repleta de brincadeiras e jogos, com músicas que associam os sons às letras ou jogos que recorram a cartões interativos. A tecnologia atual permite um acesso a uma enorme variedade de aplicações com jogos bastante interessantes e didáticos. 

B. CRIAR O HÁBITO DE LEITURA

Retire um tempo do seu dia, de forma a criar uma rotina diária dedicada à leitura. A história antes de dormir é uma das estratégias de sucesso mais utilizadas pelos papás. Prepare um ambiente favorável à leitura. Seja você mesmo o leitor. Leia em frente à criança e para a criança, está provado cientificamente que através do afeto a criança consegue reter muito melhor a aprendizagem. Pode parecer que não, mas esse hábito, além de estimular o interesse pela leitura, vai criar uma rotina saudável que a criança levará para o resto da sua vida. 

 
C. DÊ ÊNFASE AO O NÚMERO DE ACERTOS E NÃO O NÚMERO DE ERROS

Quando perceber que a criança já adquiriu o conhecimento das letras e de algumas sílabas, é interessante incentivá-la a começar a colocar em prática aquilo que aprendeu. Se ela fizer alguns rabiscos e lhe mostrar, dizendo que escreveu, dê-lhe os parabéns e pergunte o que escreveu. Ajude a criança a perceber os benefícios das suas pequenas conquistas e celebre esse facto com elas. Desperte-a para o facto de já conseguir ler algumas palavras em embalagens, na rua, na televisão, etc. Ela vai começar a associar as coisas, o que estimula o entusiasmo para querer aprender mais.