Não exija rapidez na aquisição de conhecimento dos seus filhos, respeite o ritmo deles.
De nada vale adiantar o ensino, se depois a criança associar sentimentos negativos como o medo do fracasso, frustração pela dificuldade e ansiedade dos seus pais caso elas não consigam corresponder às expectativas.
A aprendizagem deve ser divertida e interessante para a criança, a curiosidade para saber mais deve ser estimulada, mas isso não irá acontecer se os pais pressionarem demasiado a criança.
É importante para a criança sentir que a pessoa que está a ensinar, demonstra como é uma atividade divertida e interessante, sem passar a ideia de que é obrigatório, se não será castigada ou repreendida por não se concentrar.
É através dos erros que se aprende, quanto mais a criança errar, melhor irá construir o seu conhecimento. O erro faz parte de qualquer processo de aprendizagem.
Tal como não ficou irritado, enervado, sem paciência, com medo do fracasso do seu filho, ou até mesmo indiferença quando ensinou o seu filho a andar, o mesmo procedimento deverá ser feito no processo de aprender a ler. Não enfatize o erro, não ignore o erro, corrija-o com naturalidade, de forma a ensinar a criança a lidar bem com o mesmo, a ser perseverante e a continuar a tentar acertar.
Ensinar a brincar! A alfabetização infantil precisa ser lúdica e divertida, repleta de brincadeiras e jogos, com músicas que associam os sons às letras ou jogos que recorram a cartões interativos. A tecnologia atual permite um acesso a uma enorme variedade de aplicações com jogos bastante interessantes e didáticos.
Retire um tempo do seu dia, de forma a criar uma rotina diária dedicada à leitura. A história antes de dormir é uma das estratégias de sucesso mais utilizadas pelos papás. Prepare um ambiente favorável à leitura. Seja você mesmo o leitor. Leia em frente à criança e para a criança, está provado cientificamente que através do afeto a criança consegue reter muito melhor a aprendizagem. Pode parecer que não, mas esse hábito, além de estimular o interesse pela leitura, vai criar uma rotina saudável que a criança levará para o resto da sua vida.
Quando perceber que a criança já adquiriu o conhecimento das letras e de algumas sílabas, é interessante incentivá-la a começar a colocar em prática aquilo que aprendeu. Se ela fizer alguns rabiscos e lhe mostrar, dizendo que escreveu, dê-lhe os parabéns e pergunte o que escreveu. Ajude a criança a perceber os benefícios das suas pequenas conquistas e celebre esse facto com elas. Desperte-a para o facto de já conseguir ler algumas palavras em embalagens, na rua, na televisão, etc. Ela vai começar a associar as coisas, o que estimula o entusiasmo para querer aprender mais.
o
© 2019 - 2025 MEUMERKADO. © Crijaza - Todos os direitos reservados.