Sabe que cuidados deve ter ao CONGELAR A CARNE?

13/07/2021
Carne Congelada

Ter um bom stock de carne congelada em casa é muito mais prático, uma vez que é um dos produtos alimentares que é mais consumido no dia-a-dia. Mas, como é um alimento altamente perecível, os cuidados no processo de congelamento e descongelamento da carne são muito importantes para que possamos manter cor, sabor e textura adequados ao produto.  A qualidade da carne poderá ser facilmente comprometida pela forma como é feito:  

  
TRANSPORTE

Se a carne for nacional, existe uma maior probabilidade da carne ser mais fresca do que carne importada. É importante também perceber há quanto tempo a carne está congelada, dado que a partir dos 6 meses começa a perder propriedades.  

  

ARMAZENAMENTO  

A carne poderá ser refrigerada ou congelada.   
Se for refrigerada, terá que ter em conta que a mesma deverá ser consumida num período de 72h após a compra. Atenção à carne que está fora da embalagem, a mesma deve ser colocada em recipientes hermeticamente fechados, para evitar contaminação e ressecamento, bem como impedir que o líquido libertado pela carne escorra para cima de outros alimentos.   
  
Se a carne for congelada, a mesma deverá ser armazenada em embalagens próprias para congelação, tendo o cuidado de retirar o máximo possível de ar da embalagem. Armazenamento a vácuo será sempre a opção ideal dado que evita que haja alteração da cor e sabor da carne.   

Ao congelar deverá observar o prazo de validade do produto na embalagem.   
De forma geral, carnes congeladas aos pedaços tem validade de 8 meses, em bifes duram 6 meses, picada cerca de 3 meses, já peças inteiras chegam a durar 1 ano.   

Dica: Ao colocar a carne na embalagem na qual será congelada, escreva: corte de carne (por exemplo: vazia, alcatra, lombinhos, etc.), o tipo de corte feito (por exemplo: iscas, bifes, cubos, picada) e o prazo de validade de acordo com o indicado acima. Divide a carne em porções equivalentes a uma refeição, dado que quantidades menores levam menos tempo a descongelar.  

   

DESCONGELAMENTO  

Apenas o processo de congelamento deve ser o mais rápido possível, para isso procure indicações como “Ultra-Congelado” pois significa que o alimento ficou completamente congelado num período de tempo inferior ao normal.  

Já o processo de descongelamento deverá ser o mais lento possível. Portanto, o ideal é que o descongelamento seja dentro do frigorífico de um dia para outro.  

No processo de descongelamento da carne, acontece algo que deverá ser dada bastante atenção pois leva à reativação microbiana, através da descongelação dos cristais de gelo criados pela carne quando a mesma ficou congelada.  

Dessa forma, descongelar a carne em cima do lava-loiça, à temperatura ambiente acelera a proliferação de microorganismos e a um aumento maior de perda de líquido da carne, vale a pena ressaltar que quanto maior for a perda de líquidos, mais seca e rígida a carne se tornará após a preparação.  

  

DESCONGELAR URGENTEMENTE!  

Dica: Existem contratempos, e pontualmente é necessário descongelar urgentemente uma peça de carne, nesses casos, coloque a carne numa embalagem fechada e coloque-a submersa numa tigela grande com água fria corrente. Se tiver ainda mais pressa, poderá usar o microondas, para isso remova a carne da embalagem e coloque-a sobre um prato fundo ou travessa de vidro, o risco será maior de obter uma textura de borracha, principalmente nas bordas.  

   

NUNCA!  

O descongelar com água quente!   
Além de cozinhar ligeiramente a carne, cria condições de temperatura e humidade para o desenvolvimento microbiano.  

Descongelar e recongelar  
Se a carne for descongelar lentamente no frigorífico, não há problema de voltar a congelar. Mas se a carne descongelar em água fria ou microondas, só recongele a carne após o preparo.  
Esta recomendação é válida porque na geladeira, em temperatura controlada, as mudanças bioquímicas e microbiológicas da carne são pouco afetadas, já no descongelamento rápido, essas mudanças são mais drásticas e não é possível assegurar um produto que mantenha sua qualidade físico-química e organoléptica.