TECNOLOGIA

30/07/2020
Melhor TV

Está à procura da melhor Smart TV para equipar sua casa?
Quer saber quais as características que deve ter em conta?

Ajudamos a desvendar os melhor truques para escolher a Smart TV adequada às suas necessidades.


O que é uma Smart TV?

Trata-se de uma televisão que além de se conectar ao wifi, também possui um sistema operacional próprio, ou seja, poderá instalar e utilizar aplicatições como Netflix e Youtube na própria televisão, sem a necessidade de conectar a um telemóvel, computador ou consola de vídeo jogos.


Tamanho do ecrã

É medido em polegadas. A grande maioria das pessoas prefere ecrãs maiores, mas as marcas sugerem uma distância mínima entre o sofá e a televisão para cada tamanho e resolução.
Essa distância garante que a visualização da imagem será a mais adequada. Se usar uma smart tv muito grande para uma distância pequena, provavelmente os pixels ficarão mais evidentes e a sensação será de uma qualidade pior de imagem.
Tabela que mostrar as distâncias indicadas:

Tamanho do ecrã Distância mínima Distância máxima:
26 polegadas 1m 2m
32 polegadas 1,2m 2,4m
37 polegadas 1,4m 2,8m
40 polegadas 1,5m 3m
42 polegadas 1,6m 3,2m
46 polegadas 1,75m 3,5m
50 polegadas 1,9m 3,8m
52 polegadas 2m 4m
55 polegadas 2,1m 4,2m
60 polegadas 2,2m 4,6m

Qualidade de imagem

A resolução é o quesito que mais impacta nesse ponto, mas não o único. A frequência por exemplo também pode impactar em imagens mais agradáveis.
Uma tarefa interessante para quem está à procura de uma smart tv é visitar as lojas e visualizar na prática a qualidade de imagens dos modelos. Mesmo que a intenção seja adquirir o produto através da internet.


Resolução

Indica a quantidade de linhas e colunas de pixels que compõe as imagens exibidas no ecrã, quanto maior a quantidade, maior será a qualidade de exibição. As resoluções podem ser classificadas como:

  • HD - exibe 1280 pixels de largura por 720 de altura;
  • Full HD - são 1920 de largura por 1080 de altura;
  • 4K - 3840 pixels de largura por 2160 de altura;

Frequência

Esta métrica indica quantas vezes por segundo a tela da smart tv é atualizada. Então quanto maior a taxa de quadros da televisão, mais suave será a transição entre os quadros de imagem.
Isso acaba resultando numa qualidade de imagem mais agradável e menos desfocada, principalmente nas cenas de ação.
Atualmente, é comum encontrar smart tvs com 120 Hz no mercado, mas há alguns modelos com mais.


Número e tipos de portas

Antes de escolher a melhor smart tv para si, tenha em mente a quantidade de dispositivos que pretende conectar ao aparelho ao mesmo tempo.
Assim poderá definir um mínimo de portas USB e HDMI que precisa.


Sistema Operacional

As smart tvs tem um sistema operacional próprio e diferentes de marca para marca.De forma geral, o sistema das televisões da LG são mais intuitivos e fáceis de aprender.
Também é importante verificar se as aplicações que deseja utilizar são compatíveis com o modelo de smart tv que está interessado.


Melhores marcas de smart tvs

As smart tvs das marcas LG, Samsung e Sony estão num nível um pouco superior em termos de qualidade, em relação às outras fabricantes.
Contudo, marcas como Philco, TCL, Philips e Panasonic podem apresentar boas opções para determinados tipos de consumidores principalmente por oferecerem preços mais atrativos.

18/08/2021
PEQUENOS ELETRODOMÉSTICOS

Ideias para aumentar a vida útil de PEQUENOS ELETRODOMÉSTICOS!

Já sabe como aumentar a vida útil dos eletrodomésticos e economizar mais dinheiro?    Se ainda não sabe, não se preocupe! Vamos dar-lhe 5 dicas fantásticas para o ajudar, vai ver que não é assim tão difícil. Com alguns cuidados simples é possível manter os seus itens conservados e ainda a reduzir os gastos, especialmente aqueles que são facilmente...

03/08/2021
Coluna inteligente

Porque é que precisa de uma COLUNA INTELIGENTE EM CASA?

Alguma vez deu por si a tentar memorizar os horários da família, aquela música da moda ou a precisar de ajuda para se lembrar dos temas da reunião do trabalho?   A coluna inteligente não é apenas um altifalante com pesquisa Google integrada, ela também vai funcionar como a sua memória, basta perguntar que ela responde!  O nosso lar é um ecossistema...