Ideias para aumentar a vida útil de PEQUENOS ELETRODOMÉSTICOS!

18/08/2021
PEQUENOS ELETRODOMÉSTICOS

Já sabe como aumentar a vida útil dos eletrodomésticos e economizar mais dinheiro?   
Se ainda não sabe, não se preocupe! Vamos dar-lhe 5 dicas fantásticas para o ajudar, vai ver que não é assim tão difícil. Com alguns cuidados simples é possível manter os seus itens conservados e ainda a reduzir os gastos, especialmente aqueles que são facilmente evitáveis.  

Além disso, vale lembrar que manter os aparelhos funcionando por mais tempo contribui para o meio ambiente. Basta ver os dados: o mundo descarta anualmente mais de 53 toneladas de lixo eletrônico, sendo que praticamente tudo poderia ser reciclado.  

 

1. SIGA O LIVRO DE INSTRUÇÕES

Este, sem dúvida, deverá ser sempre o primeiro passo a seguir para conseguir garantir o uso e conservação adequados do seu equipamento.   
  
Todos os eletrodomésticos vêm com seu respectivo manual ou livro com instruções. Nele poderá recolher informações valiosas para o ajudar a fazer a conservação e uso ideal do eletrodoméstico.   
Poderá ficar a saber sobre o que pode ou não pode ser feito, e com isso, o que pode aumentar ou diminuir a vida útil do eletrodoméstico.  

Além disso, ler o manual de instruções é vital para saber que tipo de ações podem ou não ser realizadas, tendo em conta a cobertura da garantia do equipamento.   
Quando o defeito é por mau uso, normalmente as empresas cobram pelo arranjo, já que não seguiram as instruções que manual indicou como uso impróprio do aparelho.  

  

2. LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO 

A grande maioria dos problemas com os eletrodomésticos surgem por falta de limpeza dos equipamentos, especialmente os equipamentos da cozinha, devido ao contacto direto com a humidade e a gordura, que podem entrar na parte electrónica dos aparelhos e danificar.   

Para que os eletrodomésticos durem mais tempo é preciso estabelecer uma rotina de limpeza periódica. No caso dos liquidificadores, batedeiras, robôs de cozinha, fritadeiras e outros itens menores, basta lavá-los após o uso. Não esquecendo a torradeira, tostadeira e a máquina de lavar louça! Para os itens maiores, como frigorífico, fogão, forno, exaustor e micro-ondas, a manutenção deve ser semanal. O aspirador e máquina de lavar roupa são eletrodomésticos que muitas vezes são esquecidos.   

ATENÇÃO: Cuidado com a água!  
Ao fazer a limpeza é necessário tomar cuidado com os motores dos eletrodomésticos.   
Limpe-os apenas com um pano húmido e, se possível, sem produtos químicos que possam oxidar as peças.  

 

3. MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Uma boa manutenção preventiva periódica do eletrodoméstico é uma excelente forma de ajudar a fazer com que ele trabalhe por mais tempo e com a mesma eficácia, a reduzir consumo elétrico excessivo, a reduzir as visitas ao assistente técnico, ou até mesmo, a evitar a compra de um novo eletrodoméstico.    

Como é o caso da manutenção do ar-condicionado, reposição do gás nos frigoríficos e arcas congeladoras, descalcificação das máquinas de lavar roupa ou loiça, etc.    

ATENÇÃO: Em caso de avaria recorra a um técnico especializado na marca.  
Uma assistência técnica que não seja especializada na marca do seu eletrodoméstico, poderá não reconhecer determinadas particularidades inerentes ao seu equipamento.   
Às vezes, uma reparação mal feita poderá trazer mais problemas no longo prazo.  


4. SEGURANÇA   

Retirar os pequenos eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso, além de ser mais seguro, aumenta a durabilidade e ainda ajuda a economizar energia.  

 

5. ARMAZENAMENTO

Para evitar que a gordura da cozinha danifique os seus aparelhos, o ideal é armazená-los em armários fechados. Caso não seja possível, invista em capas de proteção e mantenha-os sempre longe do fogão e fornos, para evitar o sobreaquecimento.