Porque é que precisa de uma COLUNA INTELIGENTE EM CASA?

03/08/2021
Coluna inteligente

Alguma vez deu por si a tentar memorizar os horários da família, aquela música da moda ou a precisar de ajuda para se lembrar dos temas da reunião do trabalho?  
A coluna inteligente não é apenas um altifalante com pesquisa Google integrada, ela também vai funcionar como a sua memória, basta perguntar que ela responde! 
O nosso lar é um ecossistema em expansão, e com este equipamento revolucionário, que parece ter vindo de um filme de ficção científica, vai mudar a sua vida.  

Colunas Inteligentes

Foi concebido com o propósito de ser o seu assistente de voz pessoal, ao utilizar as palavras de ativação estipuladas - tendo em conta o software utilizado. 

Softwares de Inteligência Artificial disponíveis: 

  • Amazon – Alexa – “Alexa” 
  • Google – Google Assistant – “Ok google”  
  • Apple – Siri – “E aí Siri” 

 

A coluna inteligente que tem a capacidade de extrair informações relevantes de forma inteligente. Como o dispositivo está conectado à internet — o que possibilita a troca de dados entre aparelhos e aplicações — as funções são executadas de modo remoto ou por comando de voz. Ou seja, poderá ser usado de modo integrado: com o seu carro, smartphone, frigorífico, máquina de lavar, relógio inteligente, entre outros.  

Aplicações compatíveis com as colunas inteligentes 


Ela sabe quem você é!  
- O que pesquisa, através do histórico do seu motor de busca; 
- Quem são os seus amigos, através das suas redes sociais e lista de contactos; 
- O conteúdo da sua agenda, calendário, e-mail, reuniões, planos de viagem e outras informações pessoais, através das aplicações do seu smartphone; 
- Onde costuma ir e onde trabalha, através do seu GPS e sistemas de localização; 
- Sabe todas as suas preferências pessoais, pois tem acesso às suas compras online;  
- E ainda consegue reconhecer perfis de voz de diferentes pessoas, portanto, sabe com quem está a falar, e com isso, pode adaptar as respostas de acordo. 

  
Ela tem a capacidade de retirar todas as informações que você deixa disponíveis nas várias aplicações associadas a uma única conta de email, para que desta forma lhe possa apresentar informações completas, que são realmente relevantes para si. E assim, com o recurso à inteligência artificial, consegue cruzar as suas informações pessoais com as informações disponíveis online, para estabelecer uma conservação contínua, permitindo-lhe obter respostas bastante completas, de informações sobre o estado do tempo, últimas notícias na sua cidade, direções com menos trânsito para o trabalho, ou até mesmo marcar uma reserva num restaurante, hotel ou voo. Pode tocar a sua música preferida, controlar a temperatura da sua casa antes mesmo de chegar a casa depois de um dia de trabalho, ou até mesmo, iniciar programas de máquina de roupa à hora que a poupança de energia seja mais aconselhada. 

 Amazon - Echo
Amazon Echo Dot 4º Geração

Desta forma, o uso residencial da tecnologia de ponta pode facilitar bastante a rotina e trazer agilidade ao seu dia a dia. As VANTAGENS são muitas: 
 

  • ECONOMIA DE ENERGIA 
    O acesso remoto aos eletrodomésticos possibilita que eles sejam ligados apenas durante o tempo necessário, ou permitem o ajuste da intensidade.  
  • MAIOR SEGURANÇA 
    As inovações tecnológicas contribuem para o monitoramento de entradas e saídas da residência. Existem sistemas com sensores que informam a presença de pessoas próximas no local, além de sistemas de alarme, câmeras de monitoramento remoto e sensores de portas e janelas. 
  • PROATIVIDADE 
    A proteção local deixa de ser apenas reativa — quando responde à ameaça que já está em andamento — para se tornar proativa, notificando em tempo real sobre o que ocorre no imóvel. 
  • CONTROLO 
    A utilização de softwares possibilita controlar e ajustar os aparelhos conectados ao sistema mesmo a distância. Ou seja, é possível controlar até mesmo quando você não está no local, o que facilita a resolução de alguns problemas, como desligar um eletrodoméstico que ficou ligado por engano. 
  • CONFORTO 
    Esse aumento do conforto ocorre devido à automação que gera mais praticidade aos utilizadores e oferece menos trabalho para manter a manutenção do imóvel.  Como a residência passa a dispor de sistemas de automação inteligentes — desde os eletrodomésticos até o sistema de vigilância — os aparelhos podem ser ajustados, proporcionando mais tranquilidade ao utilizador. 

 Amazon Echo
Amazon Echo Dot 3º Geração

Ao usar palavras de ativação, você poderá realizar uma série de tarefas: 

INICIAR APLICATIVOS DO TELEFONE  

  • Executar cronômetros e lembretes 
    Quando está a cozinhar, esta opção é fantástica, ou quando está a fazer uma máscara sem precisar de se preocupar em controlar o tempo. Lembretes para não se esquecer de tomar o medicamento, a reunião de pais, e a festinha de aniversário da sobrinha, são indispensáveis para ter tudo sobre controlo;
  • Marque compromissos e envie mensagens de texto  
    Através de aplicativos de mensagens populares e SMS, incluindo: WhatsApp, Messenger, Viber, Telegram, Mensagens e muito mais, poderá responder e enviar mensagens através de comandos de voz. Quantas vezes não está com as mãos ocupadas exatamente no momento que tem que responder uma mensagem e confirmar o seu compromisso? Com ajuda da coluna inteligente, poderá ditar e enviar essa mensagem, sem nunca ter que usar as suas mãos;
  • Lê para si notificações, e-mails ou notícias 
    Esta é uma enorme vantagem quando tem de ficar a par de vários emails de trabalho, poderá fazer exercícios físicos em casa, enquanto fica a par da ata da reunião;
  • Controlar a música e podcasts;

 Apple HomePod
Apple HomePod

A coluna inteligente também é compatível com uma ampla gama de dispositivos domésticos inteligentes, o que lhe permite controlar o ar-condicionado, as luzes e muito mais, apenas com um comando de voz. Desde que sejam dispositivos compatíveis com o software da coluna inteligente: 

  • Poderá mandar acender e apagar as luzes através de comandos de voz, ou criar uma rotina, onde as mesmas apagam e acendem no horário previamente estipulado. Quando sai de fim-de-semana, este pode ser um excelente truque para dissuadir visitas indesejadas;  
  • Pode controlar o ar-condicionado de casa, também poderá estabelecer uma rotina, programando para desligar de madrugada e voltar a ligar perto da hora que volta do trabalho. Aumentar ou diminuir a temperatura, ou até mesmo receber uma notificação para fazer limpeza e manutenção do equipamento;  
  • Máquinas de lavar loiça ou roupa com um sistema inteligente integrado, permite-lhe coordenar à distância, ou por voz, qual o programa que pretende fazer, qual o horário e ainda recebe uma notificação para lhe recordar que a limpeza foi feita ou um ciclo de lavagem terminou. 
  • Ligar a sua smartTV, mudar de canal, aumentar ou diminuir o volume, agendar gravações de séries ou filmes;
  • Através de um dispositivo Smart lock, também conhecido como fechadura inteligente. Poderá garantir maior segurança na sua residência. Com ela, as portas só podem ser abertas com o uso de senha, cartão de acesso, biometria ou por um aplicativo;
  • Com as Lâmpadas inteligentes integradas com a coluna inteligente, pode controlar através de comandos de voz e ajustar de acordo com o ambiente. Pode definir a coloração, para um ambiente mais quente ou frio, ou até mesmo intensidade da iluminação;

Google Home
Google Home