AFINAL, QUANTOS OVOS POSSO COMER POR DIA?

15/10/2020
Quantos ovos por dia?

Foi vistos durante muito tempo como vilão pelo risco de aumentar o colesterol, ou gerar problemas cardiovasculares, mas nenhum estudo científico provou esta “teoria”.

Podemos desfazer esta teoria, uma vez que o fígado responsável por 70% do colesterol do sangue e quando nos alimentamos com colesterol, o fígado diminui a produção de colesterol. 

O ovo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é considerado o segundo melhor alimento do mundo!- O primeiro é o leite materno. Basta pensar que tudo o que é necessário para que se gere vida está presente num ovo. 

ovos

Estrelado, cozido, escalfado, mexido ou em omelete, faz parte de refeições principais e serve de snack pós-treino.Nos dias de hoje, são o alimento sagrado de quem pratica desporto.

O ovo é uma fonte acessível de nutrientes de altíssima qualidade, composto por ácidos graxos saturados e insaturados, 14 minerais, 12 vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D, e minerais, como o magnésio, o potássio, o selénio, o zinco, o fósforo e o ferro.

É um alimento muito rico em proteínas de alta qualidade biológica, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita.Uma das substâncias mais importantes do ovo é a fosfatidilcolina da gema, uma fonte enorme de colina que ajuda a formar e restaurar membranas celulares principalmente dos neurônios, melhorando sintomas de depressão, aumentando a memória, prevenindo alzheimer , melhorando a fibromialgia e dores neuropatias etc. 

Benefícios Ovos

Benefícios do ovo:

  • Ação anti-inflamatória
  • Auxilia no emagrecimento de forma indireta, pois aumenta a adiponectina
  • Aumenta o HDL bom colesterol e reduz triglicérides
  • Reduz os níveis de insulina (aumentando a longevidade)
  • Melhora o humor
  • Ajuda a função cerebral
  • Fortalecem o sistema imunitário 

Ovos Benedit

Ajudam na perda de peso:

Uma vez que são ricos em proteína, que é altamente saciante, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia e a ganhar massa muscular. Não contém hidratos de carbono e são baixos em calorias (um ovo tem cerca de 72 calorias).

Vale ressaltar que o ovo orgânico das galinhas criadas soltas, tem 20 a 30x vezes mais ômega-3.

Para os desportistas que comem apenas a clara, com o objectivo de reduzir o consumo calórico que a gema trás, saiba que está a diminuir a capacidade de absorção proteica. Ao combinar a clara e a gema, a absorção de aminoácidos pula de 17% para 48%. 

Uma outra dica é evitar ingerir a clara crua, pois contém "avidina “uma proteína que impede a absorção correta das proteínas, embora a gema possa ser consumida crua sem nenhum problema, quando cozinhado, o ovo aumenta capacidade dos seus nutrientes serem corretamente absorvido pelo organismo, elimina o risco de infecções (salmonella), auxilia a digestão e também diminui a perda das suas proteínas pela urina. 

 

Afinal, quantos OVOS devemos comer por dia?

  • Quem segue hábitos de vida saudáveis e pratica exercício físico pode comer um ovo por dia.
  • Já uma pessoa com colesterol elevado deve limitar o consumo de ovos a dois a três por semana. Se a sua preocupação é o colesterol, esteja atento ao açúcar refinado!
  • Em casos de excesso de peso, deve optar-se por comer mais claras do que a gema. Isto porque a clara constitui 60% do peso do ovo, é rica em água e proteína, e é duas vezes menos calórica que a gema. Por exemplo, 100 gramas de claras correspondem a 47 calorias. No caso da gema, significam 342 calorias.