REDOBRE AS SUAS ENERGIAS com as vitaminas certas!

25/08/2021

VITAMINA C 

Vitamina C

Normalmente presente nas frutas cítricas como maracujá, laranja e limão e nas verduras e legumes. Esta tem o poder de nos protege contra a imunidade baixa, possíveis doenças cardiovasculares, envelhecimento da pele e doenças na visão.  

A vitamina C é uma vitamina que deve estar presente diariamente na nossa alimentação, quando tal não acontece, ou por falta de tempo, ou por défice alimentar, ela é necessário fazer a reposição desta vitamina através de suplementação em cápsulas.  
 

Alimentos com Vitamina C

BENEFÍCIOS 

- SAÚDE DOS OLHOS: Devido a constante exposição à luz os olhos são vítimas ao envelhecimento antecipado. 
- É ANTIOXIDANTE: Essa propriedade que está presente na vitamina C ajuda a combater os terríveis radicais livres, agentes naturais do nosso organismo responsável por acelerar o envelhecimento 
- COMBATE AO STRESS: Em estudos realizados foi constatado que a vitamina C pode ser capaz de reduzir os níveis de Cortisol, hormônio que estimula os níveis de estresse no corpo aliviando o corpo.  
- GANHO DE MASSA MUSCULAR:Níveis saudáveis de vitamina C certamente ajudam no ganho de massa muscular. Em primeiro lugar, deve-se considerar os efeitos positivos das funções antioxidantes da vitamina C, que protege os músculos dos radicais livres, que são liberados em grande quantidade após os treinos de resistência muscular. 
- MELHORA NO HUMOR: A vitamina C contribui para a produção de neurotransmissores como a adrenalina, serotonina, noradrenalina e dopamina, todos responsáveis para a regulação e harmonia do nosso humor. 

 
 

VITAMINA D3 

Vitamina D3

A principal função da Vitamina D3 no nosso organismo é facilitar a absorção do cálcio pelo organismo, vital para o bom desenvolvimento dos ossos e dos dentes a vitamina D3 também ajuda a prevenir algumas doenças como obesidade e diabetes. 

Através da alimentação também é possível conseguir a vitamina D3, mesmo que em pequenas quantidades: alimentos como leites, queijos, iogurtes, ovos e óleo de fígado de peixe podem fornecer o colecalciferol ao organismo. 

Entretanto conforme especialistas, um adulto precisaria, aproximadamente, consumir 5 microgramas por dia de vitamina D3, os idosos seria o dobro. Com esta quantidade é praticamente impossível chegar a essa quantidade apenas através da dieta ou exposição ao sol, existe também a possibilidade de repor a vitamina D3 com suplementação. 

Alimentos com Vitamina D3

BENEFÍCIOS 

- FORTALECIMENTO DOS OSSOS: A Vitamina D atua de forma direta no cuidado e preservação dos ossos.  
- REDUÇÃO DO RISCO DE DIABETE: Como a vitamina D causa um tipo de secreção de insulina, o corpo passa a ter condições de processar o açúcar e dessa forma evitar o aparecimento do diabete. 
- GANHO DE MASSA MUSCULAR:  Pessoas com deficiência de vitamina D3 no organismo tendem a ter maior diminuição da força muscular, por outro lado pessoas que fazem uso de suplementação ou alimentação com vitamina D3 conseguem obter uma síntese de proteínas que ajudam a conseguir um crescimento de massa muscular, fazendo com que estes músculos consigam gerar mais força e resistência. 
- SAÚDE MENTAL: O uso da vitamina D pode evitar doenças como Alzheimer e Parkinson, além de controlar transtornos de mudança de humor, como é no caso da depressão.  
 

ATENÇÃO: Para que o organismo consiga absorver a vitamina D3, é imprescindível a exposição ao sol, pois ela é ativada na pele através dos raios ultravioletas.  

RECOMENDAÇÕES:  Quando decidimos tomar Vitamina D, é preciso conhecer que se requer uma dose adequada no organismo de Vitamina K2, já que esta trabalha junto à D para a absorção do cálcio, concretamente, é a responsável pela fixação no lugar correto do corpo, evitando o desvio do mineral a outras zonas, que levariam a produzir calcificações ou pedras nos rins. Isto significa que a vitamina D3 necessita da ajuda da vitamina K2. Ambas as vitaminas D3 e K2, trabalham juntas para fortalecer os ossos e a saúde do coração e das artérias. 

 

MAGNÉSIO 

Magnésio

O magnésio é um mineral encontrado em vários alimentos como sementes, amendoim, aveia, banana ou leite, que desempenha várias funções importantes no corpo, desde regular a função nervosa, aliviar dores musculares, prevenir a osteoporose, aliviar a azia e controlar os níveis de açúcar no sangue. 

Alimentos com Magnésio

BENEFÍCIOS 

- Tem a capacidade de melhorar o desempenho físico, porque é um mineral importante para a contração muscular;
- Previne a osteoporose, porque ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação do osso;
- Ajuda a controlar a diabetes, porque regula o transporte do açúcar;
- Diminui o risco de doença cardíaca, pois diminui a acumulação de placas de gordura nos vasos sanguíneos;
- Alivia a azia e a má digestão, especialmente quando usado na forma de hidróxido de magnésio;
- Controla a pressão arterial, especialmente em mulheres grávidas com risco de eclâmpsia;
- Melhora o humor, pois está relacionado com a produção de serotonina, que é um neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade, manter a saúde mental e controlar as variações de humor;
- Além disso, o magnésio também é usado em medicamentos laxantes para combater a constipação e em medicamentos que funcionam como antiácidos para o estômago. 

 

Os alimentos ricos em magnésio normalmente também são ricos em fibras, sendo os principais os grãos integrais, os legumes e os vegetais: 

  • Leguminosas, como feijão e lentilha; 
  • Grãos integrais, como aveia, trigo integral e arroz integral; 
  • Frutas, como o abacate, banana e kiwi; 
  • Vegetais, especialmente brócolos, abóbora e folhas verdes, como couve e espinafre; 
  • Sementes, especialmente as de abóbora e de girassol; 
  • Oleaginosas, como amêndoas, avelã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim; 
  • Leite, iogurte e outros derivados; 
  • Outros: café, carnes e chocolate. 

  

 

Em alguns casos, pode ser necessária sua suplementação, que pode ser feita por meio de suplementos multivitamínicos ou com um único suplemento de magnésio, que deve ser prescrito pelo médico ou nutricionista. A suplementação deve ser indicada pelo médico ou nutricionista, já que a dose recomendada depende da causa que está originando a sua deficiência, além disso o seu excesso pode causar náuseas, vômitos, hipotensão, sonolência, visão dupla e fraqueza.