Foi vistos durante muito tempo como vilão pelo risco de aumentar o colesterol, ou gerar problemas cardiovasculares, mas nenhum estudo científico provou esta “teoria”.
Podemos desfazer esta teoria, uma vez que o fígado responsável por 70% do colesterol do sangue e quando nos alimentamos com colesterol, o fígado diminui a produção de colesterol.
Estrelado, cozido, escalfado, mexido ou em omelete, faz parte de refeições principais e serve de snack pós-treino.Nos dias de hoje, são o alimento sagrado de quem pratica desporto.
O ovo é uma fonte acessível de nutrientes de altíssima qualidade, composto por ácidos graxos saturados e insaturados, 14 minerais, 12 vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D, e minerais, como o magnésio, o potássio, o selénio, o zinco, o fósforo e o ferro.
É um alimento muito rico em proteínas de alta qualidade biológica, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita.Uma das substâncias mais importantes do ovo é a fosfatidilcolina da gema, uma fonte enorme de colina que ajuda a formar e restaurar membranas celulares principalmente dos neurônios, melhorando sintomas de depressão, aumentando a memória, prevenindo alzheimer , melhorando a fibromialgia e dores neuropatias etc.
Uma vez que são ricos em proteína, que é altamente saciante, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia e a ganhar massa muscular. Não contém hidratos de carbono e são baixos em calorias (um ovo tem cerca de 72 calorias).
Vale ressaltar que o ovo orgânico das galinhas criadas soltas, tem 20 a 30x vezes mais ômega-3.
Para os desportistas que comem apenas a clara, com o objectivo de reduzir o consumo calórico que a gema trás, saiba que está a diminuir a capacidade de absorção proteica. Ao combinar a clara e a gema, a absorção de aminoácidos pula de 17% para 48%.
Uma outra dica é evitar ingerir a clara crua, pois contém "avidina “uma proteína que impede a absorção correta das proteínas, embora a gema possa ser consumida crua sem nenhum problema, quando cozinhado, o ovo aumenta capacidade dos seus nutrientes serem corretamente absorvido pelo organismo, elimina o risco de infecções (salmonella), auxilia a digestão e também diminui a perda das suas proteínas pela urina.
o
© 2019 - 2025 MEUMERKADO. © Crijaza - Todos os direitos reservados.