Benefícios do Chá de Eucalipto

27/07/2020
Chá de Eucalipto

Uma opção popular para cuidar melhor da saúde nos mais diversos aspectos é, sem dúvida, o chá. Nos tempos que vivemos, o chá de eucalipto é uma ótima forma de cuidar da saúde do ponto de vista da prevenção.

O Eucalipto é especialmente conhecido pelas suas propriedades de cura, por ser antisséptico e fazer bem à saúde pulmonar. Ajuda a combater Gripes, Constipações, Amigdalite, e até mesmo Pneumonia.

Mascar folhas de eucalipto é uma ótima forma de aliviar inflamações na garganta, por exemplo; Diminui a Febre; É bom no tratamento de problemas respiratórios, é o caso da Asma, Bronquite, Rinite e Sinusite; Também ajuda a combater a Tuberculose e Vermes Intestinais, até mesmo a diminuir o Acne, Mau Hálito e Dor Muscular; Ajuda no tratamento do Diabetes; Melhora sintomas de Reumatismo; Ajuda o tratamento de Infeções do trato Urinário; e evita Espasmo.

Eucalipto

Tudo isto graças as suas propriedades medicinais, que são:

• Expectorante;
• Anti-inflamatória;
• Descongestionante;
• Estimulador da imunidade;
• Vermífugo;

Vapores Eucalipto

A forma adequada para fazer inalação dos vapores de Eucalipto:

Coloque o chá num recepinete e posicione-se de forma a conseguir sentir o vapor do chá a ir em direção ao seu rosto, inalar o vapor por alguns minutos. Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir o recipiente, assim o vapor ficará aprisionado facilitando a inspiração de uma maior quantidade do vapor. É importante ter o cuidado para não inspirar o vapor enquanto estiver muito quente, para não correr o risco de se queimar, nem tão frio que deixe de fazer vapor, perdendo com isso o seu efeito.

Chá Eucalipto

Como preparar o Chá de Eucalipto:

Para fazer o chá é necessário adicionar as folhas picadas de eucalipto numa chávena e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar de duas a três vezes por dia. Para melhorar o sabor do chá, poderá adicionar algumas gotas de limão ou mel.

Escalda Pés

Outra dica:

Fazer um escalda pés com as folhas de eucalipto é bom para desinflamar, relaxar e melhorar a circulação dos pés.

Alertas:

Nem todos podem tomar Chá de Eucalipto, é o caso de mulher grávidas, lactantes e crianças com menos de dois anos de idade, pois pode levar a alergias e causar falta de ar. O mesmo para quem toma medicamentos sedativos, analgésicos e anestésicos – isto porque o chá pode aumentar a ação do fígado, fazendo com que o efeito de alguns medicamentos seja reduzido, alterando desta forma os efeitos dos mesmos. O eucalipto é contraindicado no caso de alergia à planta e em pessoas que têm problemas de vesícula e doenças no fígado. Na dúvida, converse com seu médico sobre o assunto.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.